8 mitos sobre a proteína vegetal
Existem muitas lendas sobre o vegetarianismo que acabam confundindo as pessoas. De todas elas, a que causa mais dúvidas, principalmente para os não-vegetarianos, é sobre a proteína vegetal.
Todos os seres vivos precisam de proteínas. Contudo os animais não conseguem sintetizar todos os aminoácidos de que necessitam. Chamamos esses que não produzimos de aminoácidos essenciais e eles devem ser obtidos através da alimentação, de alimentos que possuem proteína.
É bastante difundido que a carne possui proteínas, por isso muita gente pensa que, se parar de comer carne, vai morrer. Só que isso não é verdade. A proteína não chega nem perto de ser um problema para quem opta por uma alimentação vegetariana estrita porque ela pode ser obtida através de grãos, principalmente das leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico, vagens, etc).
Mas... por que as pessoas sempre perguntam aos vegetarianos de onde eles tiram suas proteínas?
A história é a verdade que se deforma, a lenda é a falsidade que se encarna.
Jean Cocteau
Vamos desmascarar alguns dos mitos mais difundidos sobre a proteína vegetal? Esses foram retirados do livro Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas Para Adultos, da SVB, a Sociedade Vegetariana Brasileira:
Esse livro é bem interessante, recomendo a leitura. E se quiserem saber mais sobre as proteínas, tenho mais duas indicações:
A atriz Mayim Bialik, a Amy Farrah Fowler da aclamada série The Big Bang Theory, fez um vídeo falando sobre veganismo e sobre as dúvidas que pairam sobre as proteínas:
Fala-se muito sobre a necessidade de proteína animal para atletas. Para desmistificar isso, assistam ao documentário Dieta de Gladiadores:
Fonte: SVB - Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos